domingo, 6 de junho de 2010

Instrumentos da Música Árabe

Instrumentos de Corda:
  •  Alaúde: O alaúde é um instrumento musical da família dos cordofones. É de corda palhetada ou dedilhada, com braço trastejado e com a sua característica caixa em forma de meia pêra ou gota. A origem da palavra alaúde possivelmente remontam da palavra árabe al'ud, "a madeira". Alguns investigadores sugerem também que seja uma simplificação da palavra persa rud, que significa corda









  • Violino: O violino é um instrumento musical de cordas friccionadas. Corresponde ao soprano da voz humana. Possui quatro cordas: Mi4, Lá3, Ré3 e Sol2. O timbre do violino é agudo brilhante e estridente, mas dependendo do encordamento utilizado, podem-se produzir timbres mais aveludados. 













  • Bouzouki: Originalmente, o bouzouki tinha três cordas duplas com afinação mais comum: Ré-Lá-Ré (outras afinações como Mi-Lá-Mi e Dó-Sol-Ré também poderiam ser usadas). Hoje em dia encontram-se bouzoukis de quatro cordas duplas com afinação Dó-Fá-Lá-Ré. 













Instrumentos de Percussão:

  • Riqq: É um tipo de pandeiro, usado tanto para a música folclórica quanto para a clássica. Originalmente tem a sua estrutura feita de madeira, embora hoje em dia pode-se encontrar estruturas de metal. Possui também chocalhos e a superfície é feita com pele de peixe ou cabra, mas também pode ser encontrado com material sintético.





  • Mazhar: O Mazhar é um tipo de pandeiro maior e pesado. A sua estrutura é geralmente feita de madeira. Seus chocalhos de bronze são bem largos.















  • Bendir: Bendir é um membranofone com origem no Norte da África, mais propriamente em Marrocos. É uma espécie de tamborim, com cordas ou elásticos esticados no interior junto à pele.













  • Derbak: Obtem-se dele uma variedade de sons extremamente rica. Antigamente o corpo do derbak era feito de barro, revestido com pele de animal. Mas isso precisou ser mudado e hoje em dia o derbak é feito de alumínio e revestido com pele sintética.






  • Bongô: É um instrumento musical do tipo membranofone, composto por sete pequenos tambores unidos entre si. Em geral abertos na extremidade oposta à pele e o corpo é geralmente cônico e constituído de várias peças de madeira encaixadas e presas por um ou mais anéis metálicos, numa construção semelhante a um barril. Um dos tambores tem um diâmetro um pouco maior que o outro, isso faz com que um seja mais grave que o outro. 





  • Snujs: São címbalos de metal, tocados pelos músicos ou pelas bailarinas enquanto dançam. 























Instrumentos de Sopro:

  • Mijüêz: Mijüêz significa "duplo" em árabe, e é um tipo de clarineta de junco dupla. Os dois tubos de junco são idênticos, pregados com piche ou cera de abelha, tem cinco ou seis furos cada um. Dentro de cada tubo tem um outro tubo menor, partido de forma que vibre para produzir o som. O Mijüêz é tocado com o bucal todo dentro da boca por um método chamado "respiração circular", que permite ao músico produzir um som contínuo e ininterrupto. Os tubos geralmente são tocados em unissono. 









  • Mizmar: Pode ser uma flauta única ou dupla.





      Um comentário: